sexta-feira, 20 de abril de 2018

Sabedoria no Trato com o Transgressor

no Trato com o Transgressor

SABEDORIA NO TRATO COM O TRANSGRESSOR
Texto: Provérbios 1:7-19

Propósito Ético.

Ensinar aos jovens que não se deixem seduzir por pecadores.
O texto ensina sobre o caráter do transgressor. O transgressor não é companhia ideal para o homem sábio. Sociedade é corrompida e preocupante. Pais se preocupam com os filhos, vícios, assaltos, crimes, morte violenta, trânsito, boates. Um mundo cheio de armadilhas para os despreparados e para os que não ouvem os conselhos do pai.
O transgressor apresenta três perfis.



I - O TRANSGRESSOR É HÁBIL NA SEDUÇÃO

Trato com o Transgressor
O v.7 mostra dois caminhos. Dos que temem ao Senhor e os insensatos. O primeiro caminho: (v.8-9) nada oferece de material. Só a beleza e a autoridade que se conquista com dificuldades e que é fruto da bondade (cf. Gn 41:42). O segundo caminho: a proposta nos (v.11-14) é atraente por oferecer um caminho rápido para emoções e influência irreais. 

O jovem considera-se importante e ao invés de ser colocado no lugar por meio da autoridade paternal, quer a atenção e aceitação como um da turma. O desvio o faz cair num alçapão (v. 18). A sedução do prazer é saudável quando não é prejudicial a nós e ao nosso semelhante. A oferta de muito prazer pode ser confusa, prejudicial e perigosa (v. 10). A sedução pode fazer uma vítima.
Sedução a riqueza é mais difícil de resistir. Está ligada a fama, ao poder, ao orgulho (v. 13-14).
Jesus resistiu a sedução à riqueza (Mt 4:1-11). O inimigo conhece o poder de sedução das riquezas (Mt 19:16-22). O
“não” é para ser usado na hora certa. O homem inteligente não inverte os valores (v. 10).

II - O TRANSGRESSOR É UM DISCÍPULO DA VIOLÊNCIA - (v. 11)

Emboscada, armadilhas diabólicas, predador que espera a vítima (I Pe 5:8). O elemento surpresa faz parte da sedução. Ataques violentos com requinte de maldade (v. 12). O transgressor se delicia com o sofrimento da vítima.



III - O TRANSGRESOR É UM MESTRE DO DESRESPEITO - ( v. 12)

Não respeita a vida humana (v. 11). Inverte os valores. Bens materiais valem mais do que a vida. Não respeita a propriedade alheia (v. 13-14). Roubos e assaltos. Não respeita a si mesmo (v. 18). São vítimas de sua própria maldade.



CONCLUSÃO


Em Mt 4: 1-11, as intenções de Satanás eram bem claras: Desviar Jesus da missão que tinha para realizar. Jesus foi tentado em áreas vitais: em sua necessidade física (Mt 4:2); em sua conduta (Mt 4:5-6); e na cobiça (Mt 4:8-9). Muitos caem por não ter uma vida espiritual real, madura e frutífera. Satanás tenta a buscar um caminho mais fácil e sem compromisso.

 A investida do inimigo é pelo caminho mais fácil para a vitória. A sabedoria ensina a tomar distancia dos transgressores. 

O Diabo é mentiroso e promete fama, glória, sucesso, mas tudo é falso e não provém da vontade de Deus. Só existe um caminho para o crente: Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!