terça-feira, 29 de agosto de 2023

7 Características para Ser um Bom Obreiro Aprovado

7-Características-para-Ser-um-Bom-Obreiro-Aprovado
 

7 Características para Ser um Bom Obreiro Aprovado


Referência Bíblica: 2 Timóteo 2:15-26


Introdução: A vida de um obreiro deve ser marcada por qualidades que o tornem um instrumento eficaz nas mãos de Deus. A Bíblia nos oferece um guia claro sobre as características essenciais de um obreiro aprovado. Neste estudo, exploraremos sete características fundamentais para ser um bom obreiro aprovado.


I. Diligência no Estudo da Palavra:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:15 - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."

2.     Estudo Constante: O obreiro aprovado deve buscar o aprofundamento na Palavra de Deus para manejá-la com precisão.


II. Integridade e Santidade Pessoal:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:22 - "Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor."

2.     Vida Íntegra: Um obreiro aprovado deve viver uma vida de retidão, afastando-se de tentações e buscando a santidade.


III. Humildade e Paciência no Ensino:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:24-25a - "Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente."

2.     Atitude Amorosa: O obreiro aprovado deve ensinar com paciência e humildade, evitando contendas.


IV. Separação do Mal e Busca pela Justiça:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:21 - "Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será utensílio para honra, santificado, útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra."

2.     Pureza Espiritual: O obreiro aprovado deve manter-se distante do mal e buscar a justiça em todas as áreas da vida.


V. Habilidade de Corrigir com Gentileza:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:24b-25 - "Aptos para instruir, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade."

2.     Amor na Correção: Um obreiro aprovado deve corrigir com mansidão, visando o crescimento e a restauração dos outros.


VI. Fugir das Paixões da Juventude:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:22 - "Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor."

2.     Maturidade Espiritual: O obreiro aprovado deve evitar as armadilhas das paixões juvenis, buscando maturidade espiritual.


VII. Busca por Conhecimento e Evitar Contendas Vãs:

1.     Referência: 2 Timóteo 2:23 - "Mas rejeita as questões tolas, genealogias, contendas e discussões acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs."

2.     Enfoque na Essencial: Um obreiro aprovado deve priorizar questões relevantes e evitar debates infrutíferos.


Conclusão: Ser um bom obreiro aprovado requer uma vida de dedicação, integridade e serviço humilde. As sete características destacadas na passagem de 2 Timóteo 2:15-26 servem como um guia prático para todos os que desejam servir a Deus de maneira eficaz. Que possamos buscar desenvolver essas qualidades em nossa jornada como obreiros do Senhor, a fim de honrarmos a Deus e contribuirmos para o crescimento do Reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!