segunda-feira, 7 de agosto de 2023

"Reflexões Profundas sobre a Santa Ceia: Um Banquete Espiritual de Significados"

Reflexões-Profundas-sobre-a-Santa-Ceia-Um-Banquete-Espiritual-de-Significados


"Reflexões Profundas sobre a Santa Ceia: Um Banquete Espiritual de Significados"


A Santa Ceia é uma ordenança que Jesus instituiu na noite antes de sua morte, quando se reuniu com seus discípulos para celebrar a Páscoa. Ele tomou o pão e o vinho e os abençoou, dizendo que eram o seu corpo e o seu sangue, que seriam entregues por nós na cruz. Ele nos mandou fazer isso em memória dele, até que ele volte.

 

A Santa Ceia é uma forma de lembrarmos do grande amor de Deus por nós, que enviou seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar e nos dar a salvação. É também uma forma de proclamarmos a nossa fé em Jesus, que ressuscitou dos mortos e está vivo à direita de Deus. É ainda uma forma de nos unirmos como corpo de Cristo, que somos a sua igreja.

 

A Bíblia nos ensina alguns princípios sobre a Santa Ceia, que devemos observar com reverência e gratidão. Vejamos alguns versículos sobre esse assunto:

 

Lucas 22:19-20: “Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”

João 6:51: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

1 Coríntios 11:23-26: “Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem, em memória de mim”. Porque sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”

1 Coríntios 10:16-17: “Não é verdade que o cálice da bênção pelo qual damos graças é uma participação no sangue de Cristo? E não é verdade que o pão partido pelo qual damos graças é uma participação no corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo; pois todos participamos de um único pão.”

1 Coríntios 11:27-29: “Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo antes de comer do pão e beber do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.”

Mateus 26:29: “Eu lhes digo que não beberei deste fruto da videira desde agora até aquele dia em que beberei com vocês o vinho novo no Reino de meu Pai.”

Marcos 14:24-25: “E disse-lhes: “Isto é o meu sangue da aliança, derramado em favor de muitos. Eu lhes digo a verdade: Não voltarei a beber do fruto da videira até aquele dia em que beber o vinho novo no Reino de Deus”.”

Lucas 22:18: “Pois eu lhes digo que não voltarei a beber do fruto da videira até que venha o Reino de Deus.”

:

  • João 13:1-5: “Foi antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que havia chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.”
  • João 13:12-17: “Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.”

Resumo:

A Santa Ceia é uma celebração que lembra o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Ele tomou o pão e o vinho e disse que eram o seu corpo e o seu sangue, que seriam dados por nós. Ele nos mandou fazer isso em memória dele, até que ele volte. A Santa Ceia é uma forma de lembrarmos do amor de Deus, de proclamarmos a nossa fé em Jesus e de nos unirmos como igreja. A Bíblia nos ensina alguns princípios sobre a Santa Ceia, como a gratidão, a comunhão, o exame pessoal e a esperança. Jesus também nos deu o exemplo de humildade e serviço ao lavar os pés dos seus discípulos na mesma noite em que instituiu a Santa Ceia. A Santa Ceia é uma ordenança sagrada que devemos celebrar com reverência e alegria.

Parte superior do formulário

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!