sábado, 9 de setembro de 2017

Cristo e superior aos anjos


CRISTO É SUPERIOR AOS ANJOS
 IN TR O D U Ç Ã O


 Não há como abordar o assunto desta lição sem passar uma vista de olhos nos quatro primeiros versos da carta aos Hebreus. O autor não se preocupa com as costumeiras saudações iniciais e entra logo no seu propósito de exaltar a pessoa de Jesus Cristo, que é o tema central da epístola. 1. Jesus é a palavra de Deus - “nos falou pelo Filho” (Hb 1.2).

2. Jesus é o sentimento de Deus - “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1.3). 3. Jesus é a ação de Deus - “Tendo-se tornado tão superior aos anjos” (Hb 1.4). 4. Jesus é a autoridade de Deus - “se assentou à destra do trono da Majestade nos céus” (Hb 8.1). O autor da carta compara o Filho com os anjos, aqueles seres criados que constantemente circundam o trono de Deus. Dentre toda a criação, eles são os que estão mais perto de Deus; servem como mensageiros e são indicados para se ocuparem com o trabalho de prover o homem com a revelação de Deus (At 7.38; G1 3.19;Hb 2.2).

I - EM QUE CRISTO É SUPERIOR AOS ANJOS?

 A superioridade de Cristo é inegável. Tal realidade está claramente descrita na palavra de Deus. Vejamos. Texto básico Hebreus 1.4-14 Texto devocional Salmo 2.1-12 Versículo-chave "tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles" (Hb 1.4). Alvo da lição Você entenderá, à luz da Bíblia, a superioridade inquestionável de Jesus sobre os anjos. Leia a Bíblia diariamente SEG SI 91.1-16 TER S1110.1-7 QUA SI 97.1-12 QUI S1104.1-35 SEX SI 45.1-17 SÁB Dn 10.1-9 DOM Dn 10.10-21 n 1. Superior em Seu nome O nome anjo, do hebraico malák e do grego angelos, é uma palavra que significa mensageiro.

Os anjos são excelentes mensageiros de Deus, tanto no AT como no N T (Gn 16.7-11; 24.7,40; lR s 19.5; Mt 1.20-24; At 7.30-35). Porém Cristo tem um nome superior. Ele é mais do que um simples m
ensageiro. C risto é o Filho de Deus. a. Anjo = mensageiro. b. Cristo = o Ungido, o Messias profetizado no AT. Aplicação "Pelo que também

Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Fp 2.9-11). 2. Superior em Sua matureza "Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei?”(Hh 1.5).





O escritor liga esse versículo ao 4, no qual introduz o ensino da superioridade do Filho em relação aos anjos. Ele não pretende ignorar o significado dos primeiros três versículos, mas no quarto, faz a comparação do Filho com os anjos e afirma a Sua superioridade. Com o auxílio das citações do Antigo Testamento, o autor indica que o Filho é superior aos anjos em Sua natureza: a. Cristo é o Filho de Deus Os anjos foram criados, mas Cristo é da mesma natureza do Pai. A expressão "eu hoje te gerei” se refere à posição de Cristo e Sua relação com a eternidade, não se devendo pensar em qualquer ponto dentro do tempo. Esse conceito é necessário para preservar a ideia de eternidade dentro da Trindade, segundo a qual um dos membros é o Filho (jo 1.14). b. Cristo é o Primogênito Primogênito em Hebreus 1.6 (cf. Lc 2.7; Rm 8.29; Cl 1.15; Hb 11.28; 12.23; Ap 1.5) qualifica a palavra Filho como um título dado a Jesus. Não podemos determinar quando esse título foi dado, porque os escritores que usam o termo aplicam-no à criação, ressurreição, dignidade e honra de Cristo.

O Filho, como primogênito, entra no mundo habitado dos homens como “o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser’.’ Ele é adorado pelos anjos. Os anjos foram criados por Ele. c. Cristo é Rei Ungido O autor da epístola aos Hebreus usa o Salmo 45.6-7 para expressar a realidade de Jesus. Somente o Filho de Deus cumpriu as palavras do salmista: “O teu trono, ó Deus, épara todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino.

Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”. “Oleo de alegria" descreve a administração 14 constante do Seu governo justo. A palavra "companheiros" não é usada para anjos, mas para os seguidores de Jesus, que participam da "voca­ ção celestial". Aplicação Os anjos não gozam da dignidade de filho, prim ogênito e rei ungido. 3. Superior em Sua obra “No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos” (Hb 1.10). A citação do Salmo 102.25-27 foi usada pelo autor da epístola para apresentar a doutrina da eternidade do Filho, por quem tudo foi criado e por quem todas as coisas são sustentadas. O que foi dito anteriormente do Deus de Israel é agora aplicado a Jesus Cristo.

O Filho de Deus é Criador e Sustentador do universo e, como tal, é muito superior aos anjos. Por essa razão, o escritor de Hebreus enfatiza o pronome “Tu” para expressar o contraste entre o “Senhor, que lançou os fundamentos da terra" e os anjos, que servem somente como mensageiros. 4. Superior em Sua posição “tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim” (Hb 1.12). Embora os céus e a terra tenham sido criados pelo Filho que é eterno, eles não compartilham de sua eternidade. São e permanecerão temporais.

Os céus e a terra estão sujeitos a mudanças, como profetizou Isaías: “Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas
a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada” (Is 51.6). A citação do Salmo 102 ensina o caráter distinto do Filho: Ele é o Criador, poderoso, imutável e eterno. Sua posição é superior à dos anjos porque nunca muda e não mudará. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). Algum anjo ouviu de Deus as seguintes palavras: "Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés”? (Hb 1.13). Não! Nenhum! A posição de Cristo é superior à dos anjos porque Ele está à direita do Pai (Rm 8.34). II -

O SERVIÇO DOS ANJOS

(Hb 1.14) Como esse versículo não trata da superioridade de Cristo sobre os anjos, mas do serviço dos anjos, deixamo-lo para o fim da lição. Há um contraste marcante en tre o Filho entronizado e os anjos ministradores. A função dos anjos - arcanjo, querubim, serafim - é estar a serviço de Deus a “favor dos que hão de herdar a salvação".

Os anjos estão dedicados ao serviço e nunca serão entronizados (isto é, não têm tronos). Veja a seguir algumas atividades dos anjos. 1. Foram dois anjos que destruíram Sodoma e Gomorra (Gn 19.13). 2. Foi um anjo que destruiu os primogênitos do Egito (Êx 12.23). 15 3. Foi um anjo que anunciou o nascimento de Jesus (Lc 1.28). 4. Foi um anjo que confortou a Cristo no Getsêmani (Lc 22.43). 5. Foi um anjo que causou terror aos inimigos de Cristo (Mt 28.4). 6. Foi um anjo que libertou os apóstolos da prisão (At 5.19). Os anjos servem, Cristo é honrado Diz o credo apostólico:"Ele, Jesus,subiu ao céu; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso."

CONCLUSÃO
Em muitos aspectos, os anjos têm posição mais elevada que o homem, que foi coroado com glória e honra na criação de Deus (SI 8.5). Mesmo que os anjos sejam, num certo sentido, seres mais elevados que o homem, eles não são, de maneira alguma, superiores ao Filho, porque "Ele herdou” um nome que é superior ao dos anjos. Em Hebreus 1.1-3 descreve o Filho como: 1. O Profeta por meio do qual Deus falou; 2. O Criador que fez o universo; 3. O Herdeiro de todas as coisas; 4. O Representante do Ser de Deus; 5. O Sustentador de todas as coisas; 6. O Sacerdote que trouxe purificação dos pecados; 7. O Rei que se sustenta no Seu lugar de honra.

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