sábado, 9 de setembro de 2017

Deus falou continua falando



DEUS FALOU E CONTINUA FALANDO
(Hb 1.1)

O texto grego começa Hebreus assim: “De muitas maneiras e de muitos modos outrora Deus falou...”. E notável que o 8 escritor inicia com um fato: Deus tem falado. O autor não comprova que Deus fala, afirma.

A fé deve estar não somente na existência de Deus, mas na comunicação de Deus. Alguém já disse: “Deus não falará para aquela pessoa que não acredita que Deus fala”. Portanto aqueles que não aceitam que Deus falou ao homem certamente não encontrarão valor nessa carta. E inútil ler a carta se Deus não faz revelação alguma aos homens.



Se Deus houvesse permanecido em silêncio, a situação da humanidade por certo seria desesperadora. Alguns salmos exaltam a voz de Deus (SI 29; 50.1-3). Mas aquilo que prende a atenção do escritor é a variedade de maneiras como Deus falou no passado. 1. Como Deus falou ontem (Hb 1.1) a. “muitas vezes e de muitas maneiras". Pelas leis, instituições, cerimônias, reis, juízes, sacerdotes, visões, revelações angelicais, sonhos, jumenta, etc., (Hb 1 .1 .0 Senhor Jesus disse a Jerusalém: “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23.37). b. “aospais”. Isto é, aos antepassados. C. “pelos profetas”.

As revelações mais iluminadoras vinham por meio dos profetas. A repetida expressão “assim diz o
Senhor” dava aos profetas uma autoridade sem igual. Eram maltratados (Hb 11.37), mas, mesmo assim, persistiam na sua mensagem. Mas eles não viram o cumprimento da promessa que entregaram (Hb 11.39-40). 2 . Como Deus fala hoje (Hb 1.2) “Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho”. Aquilo que foi falado outrora preparou o caminho para a comunicação mais importante de todas. Essas duas etapas de revelação divina correspondem ao Antigo e ao Novo Testamento. A revelação divina é progressiva, mas a progressão não vai do menos ao mais verdadeiro, nem do menos ao mais valioso. A progressão vai da promessa até Cristo, mas não há progressão depois Dele (jo 14.6; G1 1.8; Ef 1.10; lTm 2.5).

O tempo do verbo grego (aoristo), usado para o falar de Deus por meio dos profetas e também do Filho, indica que Deus terminou de falar em ambos os casos. a. “últimos dias”. É uma tradução literal da frase hebraica que se utiliza no Antigo Testamento “no último final dos dias”, que, de acordo com o contexto, pode significar “daqui em diante” (Gn 49.1; Dt 4.30; Jr 23.20; Mq 4.l).O u so d a frase implica uma escatologia inaugurada, que come­ çou com a encarnação e terminará com a segunda vinda de Cristo. A expressão ocorre no N T em A t2.17; lTm 4.1;2Tm 3.1;2Pe3.3. Avinda do Messias dá início ao período escatológico. O Filho é fiador 9 (no grego “garantia, certeza, alguém que garante o cumprimento do contrato”) de superior aliança (Hb 7.22).



O tema principal da carta inteira é: o passado cedeu lugar a coisas melhores. E por essa razão que o passado (as leis e princípios religiosos do AT) sempre volta a aparecer na epístola, para mostrar como o Filho é superior a esse passado. E fácil perceber por que o escritor começa dessa maneira. Vê valor no passado (porque Deus falou “aos pais, pelos profetas”), mas também vê suas imperfeições. Por isso é que se diz que, quanto à antiga aliança ou Antigo Testamento, Jesus Cristo fez três coisas: cumpriu, substituiu e ultrapassou. b. “nos falou pelo Filho”. A essência da revelação cristã é que Deus é melhor visto no Seu Filho. Para deixar mais claro o que quer dizer, o autor expõe sete fatos acerca do Filho, e ele quer que toda a sua epístola seja lida à luz desses fatos. Aplicação Onde está a voz de Deus hoje? Quem á o verdadeiro porta-voz de Deus? Como Deus fala ao homem de hoje? Quem é voz de Deus pra você hoje?

III-SETE FATOS ACERCA DO FILHO

(Hb 1.2-3) Os fatos a seguir mostram a superioridade inquestionável e insuperável de Jesus Cristo, e explicam por que a revelação através Dele é a maior que Deus já fez à humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!