Deus O constituiu herdeiro de todas as coisas
A palavra herança era usada para denominar a divisão de propriedades que um pai deixava a seus filhos após a morte. Quando havia apenas um filho, havia apenas um herdeiro. Cristo é o herdeiro de todas as coisas porque Ele é o Filho unigénito de Deus. Em Efésios 1.10, o apóstolo Paulo afirma que Deus está trabalhando desde a fundação do mundo para fazer com que todas as coisas do céu e da terra estejam convergindo para Jesus Cristo. Ele é o herdeiro de todas as coisas porque Ele é o criador de todas as coisas. Em outras palavras, o Filho está herdando o que
Ele mesmo criou. 2. Foi através do Filho que Deus fez o universo A palavra “universo” aqui não é kosmos (a palavra mais usada), mas aionas, que não se refere apenas a períodos de tempo, mas também ao conteú do do mundo.
Outros escritores da Bíblia também afirmaram que Deus fez o universo por meio do Seu Filho (Pv 8.27-30; Jo 1.3; Cl 1.16; Ap 3.14). 3. O Filho é o resplendor da glória de Deus Resplendor é tradução de uma palavra que aparece somente aqui no NT, e o sentido é “emitir brilho intenso (como o sol irradiando os seus raios de luz)”. O Filho possui um brilho que irradia a 10 glória de Deus.
Guthriecomentou que “era uma firme convicção entres os cristãos primitivos que de alguma maneira a glória de Deus era vista numa vida humana”.
Aqui lembramos do monte da transfiguração (Mt 17.2). 4. 0 Filho é a expressão exata do ser de Deus Assim como a imagem e a inscrição de uma moeda correspondem exatamente ao padrão da matriz, o Filho de Deus é a mesma imagem do que Deus é. “Expressão exata” é tradução de character, de onde vem a nossa palavra caráter (“sinal gravado, traço particular do rosto, natureza particular de alguém”) . No mundo antigo, a palavra era usada para falar da impressão feita por um carimbo ou selo, ou seja, uma reprodução exata. O que o autor está dizendo é simples: Jesus Cristo é exatamente da mesma essência de Deus (Cl 1.15).
Como disse Stanley Jones, “Jesus é a melhor fotografia de Deus”. 5. 0 Filho sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder O conceito de “sustenta” é bastante dinâmico, ou seja, não é apenas “segurar por baixo, suportar”, mas envolve movimentos. Cristo é quem faz com que todas as coisas sigam seu curso determinado por Deus. Ele faz a História se movimentar.
O que o Filho usa para “sustentar todas as coisas” é a “palavra do Seu poder”. A própria carta aos Hebreus declara que “o universo foi formado pela palavra de Deus” (Hb 11.3). Paulo afirma que “Nele tudo subsiste” (Cl 1.17), e R.A. Rnox afirmou: “toda a criação depende, para se suster, de Sua palavra capacitadora”. Na Bíblia, a palavra de Deus é Deus em ação. 6. O FiSho fez a purificação dos pecados Agora, o autor passa dos atos cósmicos do Filho para as Suas relações pessoais com a humanidade. E o que ele destaca é a obra expiatória de Cristo na cruz. E justamente sobre isso que essa carta vai tratar detalhadamente nos capítulos seguintes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.
OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!