sexta-feira, 23 de março de 2018

A primogenitura um direito sagrado

A Primogenitura um Direito Sagrado



















A Primogenitura um Direito Sagrado


Os valores espirituais são e- "Mais é a vida do que o sustentemos. tore o corpo meis do que o vestido." Lc 12.23.
LEITURA EM CLASSE
                       
Gn 25.32-34; Hb 12.16,17; Lc 12.23 - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
33 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e este, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Hb 12.16 - E ninguém seja fornicário ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura.
17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda herdar a bênÇão, foi rejeitado, porque nao achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Lc 12.23 - Mais é a vida áo que o sustento, e o corpo mais do que o vestido.


INTRODUÇÃO ^

A linha do patriarcado estava marcando passos para o seu t é r v / mino e aquela dispensaçao deveria se findar, mas há sempre o pe£/ ríodo de transição. E esse período varia, em muitos anos, de uma dispensação para outra. Assim sucedeu nas outras, com a morte do último patriarca. Possivelmente José e seus irmãos ~ chegaram à transição num período longo, até a chamada de Moisés e o estabelecimento da Lei.
Então a linha do patriarcado deveria cair sobre um dos filhos gêmeos de Isaque - Esaú, o primogênito, Jacó, o segundo. Entretanto Esaú era frívolo, sem religiosidade e sem fé em Deus. Jacó amava as coisas de Deus, era homem de fé e de altar, Hb 11.21.


SEGUNDA/15 - LEITURA: t Co 16.10-12.
I. GÊMEOS COM IDEAIS DIFERENTES, Gn 25.27.


Aqui cai por terra a filosofia dos astrólogos segundo a qual o dia das pessoas nascidas sob o tal signo, tem um tal destino. Deus não deixou os homens dirigidos pelos astros, mas pela Sua Palavra, Is 8.20; 47.13. Esaú e Jacó nasceram no mesmo dia, sob a mesma influência dos astros, entretanto foram diferentes: física, moral e espiriritualmentè,
enfim, diferentes em tudo. Por isso Deus condenou tais práticas, a fim de que a criatura não seja enganada, Is 47.13; Jr 1Q..2; At 7.42,43.























TERÇA, 16 - LEITURA: I Co 1.10-12.
II. UM LAR COM DIFERENTES OPINIÕES, Gn 25.28.

No lar, deve haver um clima de paz e harmonia nas opiniões. Assim deve ser um lar cristão. Mas entre Isaque e Rebeca, havia opiniões que não se estreitavam,
no plano de Deus; entretanto, Rebeca, conhecedora do plano divino, se inclinava ao lado de Jacó. Observe que Isaque, conhecendo o lado certo da revelação, ouviu o conselho da esposa, Gn 28.34. Notemos as opiniões surgidas por questões materiais:
a) Isaque amava, Esaú, porque ele era caçador e homem do campo.



D) Rebeca amava Jacò, por certo ele era simples e gostava de ficar na tenda. Embora fosse valente na guerra também, Gn 48.22.. Esaú representa o homem terreno, carnal e profano, Hb 12.21. Jacó, homem de fé e amante das coisas espirituais, Hb 11.21, que aproveita as oportunidades (vs. 29,30) para se apoderar, custe quanto custar, de uma bênção divina, Gn 25.28-30.


QUARTA, 17 - LEITURA: il Co 10.1-5.
III. JACÒ FORTALECIDO EM SUA POSIÇÃO, Gn 25.30.


Aqui esta o ponto alto da lição. Não devemos olhar o lado fraco de Jacó, mas tomar como exemplo as coisas espirituais.

Háv pessoas que são frívolas nas coisas espirituais, que não se interessam em recebê-las, tais como Batismo com o Espirito Santo, Dons Espirituais, Vidas Consagradas, At 1.8; 19.2,6; I Ts
Feliz o Cristão que busca com zeloas coisas do reino de Deus, Mt 6.33. 

Devemos procurar e buscar zelosamente as coisas de Deus, I Co 12.31. Jacó, preparando um prato saboroso do dia, tinha, porém, seu pensamento voltado para as coisas de Deus: "Como adquiriro direito de primogenitura..."
O cristão deve pensar nas coisas de cima, dos céus, a todo instante, Cl 3.1. Entretanto, não deve ser egoísta. Não devemos nos aproveitar das fraquezas de um irtnão para nos apoderarmos de seus bens, quer materiais ou espirituais, com o interesse de "ajudar" o irmão.

Há muitos anos, um irmão chegou a casa de um Pastor com Uma máquina de costura da esposa a fim de arranjar um dinheiro emprestado. O referido Pastor arranjou o dinheiro e lhe devolveu-o objeto, para seu uso de trabalho, pois aquilo era o "seu ganha pão", Dt 24.11-13. Assim deve proceder um Cristão dentro da revelação
divina. Naquele dia Esaú estava enfraquecido pelo desespero da fome, era então o tempo oportuno para Jacó alcançar a vitória pela Fé. Davi teve muitas oportunidades para vencer a Saul pelo poder do braço carnal, mas não o fez; entregou-se nas mãos do Senhor e a vitória veio em tempo certo, I Sm 26.10-12.



QUINTA, 18 - LEITURA: Jo 15.1-7.
IV. A VIDA ESPIRITUAL EM JOGO, Gn 25.31-32.


Chegou a hora fatal para Esaú, enfraquecido peia forne, nada para ele valia senão um prato de comida. O Deus de Esaú era o ventre, Fp 3.19.

Para muitas criaturas a sua religião é de gozo carnal. Chegou o momento da prova diante de Deus; quem seria realmente o sucessor patriarcal? Para Isaque era Esaú, o predileto, forte, caçador e o primeiro a nascer. Mas Esaú era profano, isto é, sem as condições espirituais da Fé, Hb 12.16. Jacó era simples, vivendo na tenda, tímido no seu estado físico. Mas era homem de fé, persistente em suas decisões e esperto, por isso o Senhor contemplou nele o herdeiro patriarca!, Gn 28. 13-15.

Alguém disse que as promessas de Deus exaradas na Bíblia são cerca de 30 mil, e todas se recebem peia oração da Fé, Hb 11.21; Jo 14.14; II Co 13.5; Estar firme na fé, é ter um crédito de  confiança na Palavra de Deus, Jo 15.7. Isso Esaú não possuía, mas sim Jacó.

SEXTA, 19 - LEITURA: Hb 3.12-15.
V. UM DIREITO SAGRADO DESPREZADO, Gn 25.33,34.

Aqui está o fim de uma vida em flor, para receber a bênção final. A coisa pior na vida é perder, seja o que for mas, especialmente as coisas espirituais. Judas Iscariotes por causa de 30 moedas perdeu a vida eterna, Jo 17.12; At 1.17,18.
Paulo fala de alguns que naufragaram na fé e perderam o direito espiritual da Salvação, I Tm 1.19,20. Esaú desprezou pela frivolidade os direitos e perdeu a herança de família espiritual, perdeu tudo, enfim.


SÁBADO, 20 - LEITURA: Hb 12.16,17.
VI. QUAIS SÃO OS RESULTADOS DA FALTA DE FÉ?

E realmente uma terrível pergunta para nossos dias. O autor aos Hebreus, segundo o texto acima, revela os resultados de uma semeadura na carnafidade.

Esaú, ao vender e desprezar os direitos espirituais de sua primogenitura, julgou que aquilo de nada.lhe valia. "Para que me serviria logo a primogenitura?,r Gn 25.32. Ele (Esaú) comeu e bebeu, levantou-se e saiu, Gn 25.34. Naturalmente saiu para fofgar com a "barriga cheia", mas a alma vazia.
Eis o fim de uma carreira sem fé e indisciplinada. Quando desejava herdar a bênção não encontrou o lugar de arrependimento, foi rejeitado, porque o Espírito de Deus não pçde operar em sua vida.
Davi orou com insistência: Não retires de mim o teu Espírito Santo, SI 51.11. Somente o Espírito de Deus pode levar o homem ao arrependimento espiritual, Jo 16.8. Esaíi se perdeu por ter um coração duro e infiel, Hb3.12.

QUESTIONÁRIO

1.Que significa Primogenitura?
2. Quais são os Direitos da Primogenitura?
3. Por que Jacó herdou a Primogenitura?
4. Por que Esaú perdeu o direito da Primogenitura?
5. Quais os resultados de faltar fé?
6. Por que Esaú se perdeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!