sexta-feira, 23 de março de 2018

O Homem posto no Jardim do Éden














O HOMEM POSTO NO JARDIM, Gn 2.15.


Devemos ler com atenção os versos 8 a 14, a fim de entendermos com precisão que após a formação e criação material do ser humano, a Divindade cuidou de seu bem-estar, plantando-lhe um jardim. Naturalmente essa linguagem é antropomórfica, isto é, Deus fala e revela de um modo humano a fim de ser entendido pelo homem. Então, Deus plantou um jardim.

Adiante lemos que naquele lugar surgiu a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e doMal. O homem recérn-criado foi posto no meio do jardim, sem saber o que era canseira, fadiga, suor, doença e morte. Tudo era perfeito e belo, Ec 7.29. Foi então que Satanãs lançou um desafio e o próprio Filho entrou nesse desafio, Gn 3.15. Jesus deveria vencer Satanás na cruz, Gl 3.13; Cl 2.14,15; Jo 19.30.

Adão caiu e falhou, mas tornou-se o primeiro pregoeiro da obra do divino attar. Judas afirmou que Enoque foi sétimo depois de Adão, Jd 14. Cristo, o último Adão, jamais falhou. Aleluia!

























QUARTA, 14 - LEITURA: Rm 5.12-14.
III. A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEMEDO MAL, Gn 2.17.

Nessa árvore estava o teste para a felicidade do homem. Ele deveria vencer e viver feliz com Deus para sempre. Existem muitos mistérios que não podem jamais vir à tona pelo conhecimento da mente natural, mas unicamente pela revelação do Espírito. Gênesis é o livro da revelação do principio de todas as coisas.
Os homens procuram de todos os modos saber que árvore era aquela. No entanto, até hoje foi impossível conseguir tal descoberta, nem mesmo identificar o local exato do Jardim do Éden.
Deus encerrou tudo em sagrado mistério e isto pertence exclusivamente a Deus, Dt 29.29.

QUINTA, 15 - LEITURA: Ap 22.1-5.
IV. A ÁRVORE D,A VIDA v.9.

Notamos que as duas árvores foram brotadas da própria terra, a árvore da vida e a do conhecimento do bem e do mal. Por que Satanás não tentou o homem a comer a primeira e sim a segunda? Aqui está o ponto central de toda a questão. Satanás desejava levar o homem à rui na, e não à vitória. Não havia restrições quanto à árvore da vida. Somente depois da queda é que Deus providenciou os recursos para o homem não comer e viver eternamente no pecado, Gn 3.22,24.

A árvore da vida é uma árvore espiritual. É uma figura do próprio Jesus, Jo 6.40. Embora reconheçamos ser difícil de entender e de explicar, mas lá no Céu está a árvore da vida em toda beleza e glória. Deus me deu o privilégio de contemplar sua maravilha. A Bíblia diz: No meio da praça está a árvore da vida, Ap 22.2.
 

SEXTA, 16 - LEITURA: II Co 11.1-4.
V. A SERPENTE, O INSTRUMENTO PRIMÁRIO DE SATANÁS,

Gn 3.1. Dizem muitos tradutores e comentadores das Escrituras Sagradas que a serpente era diferente em seu modo de andar e também a mais astuta de todas as al irnárias do campo, afirma a Bíblia. Talvez até falasse... assim como os papagaios hoje. Â serpente ainda conserva certa beleza em seus movimentos, que servem de atração a outros animais. Certo missionário afirmou que a serpente foi instrumento da primeira manifestação de espiritismo do mundo. Satanás usou literalmente a serpente, afirma a Palavra de Deus.

SÁBADO, 17 - LEITURA: Mt 4.3-8.
VI. UM DIÁLOGO COM SATANÁS PRODUZ RESULTADOS FUNESTOS,

Gn 3.1-7. Somos ensinados a nunca dialogar com espíritos maus, Mc 1.25; At 16.8. Satanás procura de um modo sutil entrar em diálogo com o homem, principalmente com os filhos de Deus, comofez com Eva.

Primeiramente, ele procura descobrir os desejos secretos do coração. A expressão bíblica fala de "ser igual a Deus". Isto significa que existe um desejo interior de sucesso na vida, ser importante etc. Satanás conhece muitos segredos da personalidade humana. Ele tenta constantemente os crentes à exaftáção, ao orgulho e à leviandade e a certos sucessos que não procedem de Deus. Este é sem dúvida o ponto central das tentações, I Jo 2.16. 

Satanás também desejou derrubar a Paulo neste ponto, At 16.17. Após o diálogo, veio a queda e seus terríveis resultados. Adão e Eva se esconderam. No entanto, quem pode se esconder de Deus? SI 139.7. Mortes, dores e dissabores são o resultado final do diálogo com Satanás. Então veio uma ordem de morte que atingiu todos os  seres  humanos, Hb 9.27. Somente em Cristo essa ordem poderá ser suspensa, pois, nEle, "nem todos dormiremos", I Co 15.51.

QUESTIONÁRIO

1. Por que Deus não destruiu logo Satanás? rcrtf**^ V
2. Após a criação do homem, foi este deixado âo léu da sorte por
Deus?
3. Para que servia a árvore do bem e do mal?
4. O que era a serpente, e para que servia?
5. Que sucedeu a Ádão e Eva spós o pecado?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!