sexta-feira, 23 de março de 2018

O Juízo Divino Sobre o Pecado




























O JUÍZO DIVINO SOBRE O PECADO, Gn 6.7.

O pecado é a negação de toda revelação de Deus e d^ Sua bondade. Paulo aos Romanos, deixou bem patente que o ^pecado foi o ser humano ter a. revelação de Deus e se enfatuarem em seus corações obscurecidos.
a) Então vimos a ira de Deus se manifestar, Rm 1.8.
b) Tiveram conhecimentos pela manifestação visível (Rm 1.19) de Deus e o rejeitaram. Neste sentido, Caim viu a manifestação de Deus, mas não consertou sua vida pregressa diante de Deus,

"Saiu (retirou-se) Caim da presença de Deus", Gn4.16.

c) Morte, destruição é o juízo de Deus sobre a criação. V. Rm 1.18.
Aqui está o quadro desolador de um mundo ímpio e cruel, deixou-se levar pela cobiça, traição e toda sorte de miséria apresentada por Satanás. Então, receberá também, dos juízos do Diabo, Mt 25.41,46.

O texto diz: "SE ARREPENDEU O SENHOR". Tem trazido entre as pessoas muitas dúvidas e alguns têm perdido a fé. Como pode Deus se arrepender? Será que Deus errou? Perguntam outros. Outros até ensinam: Deus errou em criar o homem. Isso é até blasfêmia. Há necessidade de esclarecimento...
Tanto no hebraico como no grego, essa palavra tem um sentido metafórico. Deus falando em linguagem humana para ser entendido pelo homem. Pois a palavra tem o sentido de mudar de idéia ou de pensar "Metanoia". No N.T., Fiqueiredo traduziu arrependimento por "penitência", reconhecimento do erro e estado de contrição para alcançar a bênção.


Entretanto, nos tempos bíblicos, Deus se arrependeu, é metafórico. Deus esta mudando de parecer contra um erro da obra por Ele criada. Deus não falha, não mente e não erra, como os homens. Nm 23.19.

Em toda penitência há o arrependimento, mas, nem todo arrependimento tem a penitência. Compare Mt 1.4. Aqui é contrição pelo erro do pecado. Em Jn 3.10, o Senhor mudou de mente ou parecer sobre Nínive, por eles terem feito confissão ou se penitenciarem pela culpa dos erros cometidos. 

TERÇA, 27 - LEITURA: Tt 2.11 14.



























II. A GRAÇA REVELADA NO PROPÓSITO DA SALVAÇÃO, v.8.

Graça, no hebraico é CHEN. O termo aparece primeiro como substantivo no primeiro período histórico: "Noé, porém, achou graça (CHEN) aos olhos do Senhor". Vimos a descrição bíblica
do estado pecaminoso da raça humana e Deus declara a sua destruição, mas, escolheu um homem que graciosamente propôs um plano capaz de salvar muitas gerações. A Divindade viu em Noé, lugar para atender sua revelação.
Noé ouviu, creu e obedeceu à voz do Senhor. Deus deu 120 anos àquela geração, entretanto Noé fez em 100 anos a vontade do
Senhor. Gn 6.3; 7.6. A graça de Deus tem se revelado em todos os tempos, porém
nesses últimos dias se manifestou poderosamente em Cristo, Tt 2.11; Jo 1.14.

QUARTA, 28 - LEITURA: Hb 12.10-13.

III. NOÉ ANDAVA COM DEUS, v.9.

Ansiar com Deus significa ouvir e atender o conselho da Pajavra^  de Deus. Noé tinha os lugares certos de encontro com Deus e sentia a Sua presença. Paulo nos exorta para andar em Cristo, isto é, dentro do Plano Divino, Cl 2.6. O mundo já naqueles dias estava na violência e em plena rebeldia contra a revelação divina. Paulo num paradoxo tremendo expõe o mundo antigo e o seu estado.

19) Conhecendo não O glorificaram, Rm 1.21.

29) Dizendo-se sábios tornaram-se "tolos, v.22.

3g) Deixaram a glória de Deus para cultuar figuras de homens, de animais e aves, v.33.

Nestas condições, Deus os entregou a toda a imundícia, v.24. Mas no meio dessa geração corrompida, Noé brilhava como uma estrela no firmamento, como SERVO DE DEUS. Compare Fp 2.15. Noé como um juiz e pregoeiro da justiça, que, fazendo a arca pela obediência condenou o mundo de então, II Pe 2.5; ) Pe 3.20; Hb 11.7. 
























QUINTA, 29 - LEITURA: SI 25.10-14.


IV. O PLANO DE DEUS É REVELADO A NOÉ, Gn 6.10-13.

A corrupção chegou ao extremo, então a divindade propôs a extinção de toda a carne sobre a face da terra, v.13. r,Tenho
resolvido dar cabo de toda a carne", v.13. Porém, o Senhor sempre tem alguém a revelar o seu plano. Desta feita foi Noé. Não era fácil crer em algo tão estranho, jamais alguém tinha visto "UM DILÚVIO". Mas Noé creu, v.7.
Obedeceu em construir a arca, segundo o plano divino, vv.14- 16, e ainda obedeceu pela fé ao entrar na arca, w.12-16. , porque creu, pela fé, foi separado pôr Deus e preservado como testemunha viva dos juízos de Deus. SEXTA, 30 - LEITURA: Mt 24.33-37.

V. O JUÍZO DE DEUS CONTRA O PECADO, v.23.

O mundo ímpio de então, ouviu os conselhos e a mensagem de Noé, que por urrr período longo de cem anos, que pregou e trabalhou na arca.
O povo zombava, outros curiosos por ver uma coisa nunca vista e nem falada.- "Assim como foi no dia de Noé, será também na vinda do Filho do Homem", Mt 24.37.

Deus concedeu uma oportunidade de salvação, pois a arca foi fabricada de modo, a caber uma geração, era de gofer, madeira resistente. 300 côvados de comprimento, por quinze de largura. Era um barco do tamanho dos grandes navios modernos, A arca figurava a salvação poderosa de Cristo que pode salvar perfeitamente, Hb 7.25. O povo daquela época rejeitou a palavra de convite de Noé, até que ele entrou e a porta foi fechada por Deus pelo lado de fora, Gn 7.16. Muitos vão ficar do lado de fora, pela desobediência do pecado, Mt 25.10-13.

SÁBADO, 31 - LEITURA: Hb 7.22-25.
VI. A SALVAÇÃO PLANEJADA POR DEUS PODEROSAMENTE, v.23.

Diante de uma salvação oferecida gratuitamente, somente oito pessoas salvaram-se por haver crido na mensagem de fé pregada por Noé, Hb 11.7; I Pe 3.21. A arca fala poderosamente da salvação em Cristo que pode salvar perfeitamente todos os pecadores, Hb 7.25. A arca era suficientemente grande para salvação de muitas almas.
A SALVAÇÃO EM CRISTO é* também grandiosa para salvara todos, Hb 2.3. As criaturas que se perderam foram culpadas pela desobediência do pecado. Não aceitando o plano revelado a Noé.

QUESTIONAMENTO 

1. O que é a negação de toda a revelação? ( j jO^^G^^C?2. Que significa arrependimento? ^
3. A graça foi oferecida só a Noé? ^^h cxjo

4. Todos poderiam ser salvos do juízo?

5. As criaturas que se perdem são culpadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!