sexta-feira, 23 de março de 2018

O Valor da Intercessão de Abraão


























O valor da Intercessão de Abraão




A intersecção move poderosamente o braço divino.
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hb 7.25.

LEITURA EM CLASSE

Gn 18.17-19,33 - E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraãç o que faço,
18 - Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
19 - Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus
filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. 33 - E foi-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou ao seu lugar.
COMENTÁRIO


SEGUNDA, 23 - LEITURA: Rm 8.26-28.

I. INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos o valor da intercessão, não de Abraão
mas de todos os santos. Tenho visto muitos exemplos do poder da intercessão, especialmente quando estava para passar os umbrais do Paraíso Celestial,
o irmão J.P.Kolenda, chegou ao meu leito e caindo de joelhos clamou: "Senhor, quem está falando aqui é João Kolenda, e sei que tu sempre me ouves; faz voltaro irmão João de Oliveira". Vi. quando o Senhor levantou no trono seu braço e eu voltei a viver. Isso é maravilhoso, louvado seja Deus.

Na lição anterior estudamos a má escolha de Ló, numa cidade marcada para a destruição. Agora chegou o tempo do juízo sobre Sodoma e Ló estava também para ser destruído com a cidade.
Mas quando o Senhor revelou o que iria suceder àqueles ímpios pecadores a Abraão, ele se pôs diante do Senhor em contagem de ordem diminutiva chegando até "10". Isso era uma estratégia infinita. Se Abraão tivesse chegado até a mínima fração, é possível que salvasse até a própria cidade, entretanto, ele chegou ao número dez.
Em Sodoma e nas cidades circunvizinhas, não havia justos suficientes para sua preservação espiritual, como o sal dá supremo sabor e dá poderosa preservação, Mt 5.13.

TERÇA, 24 - LEITURA: SI 25.12.

II. O SENHOR REVELOU UM SEGREDO A ABRAÃO, Gn 18.17-19.


Deus ao enviar o juízo destruidor sobre um povo ou sobre um indivíduo, sempre se revela a alguém - um dos seus servos – envia uma mensagem por um dos seus servos ou até por um anjo.
Conforme SI 25.14, o segredo do Senhor é para aqueles que temem... —- Assim sucedeu na cidade de Nínive, Jn 1.1,2. O Senhor antes de fazer algo, revela aos seus servos os profetas.

a) Um olhar de juízo, Gn 18.16. Após uma conversação íntima com Abraão e Sara.
Diz o texto: "Olharão para Sodoma". Cremos que Abraão entendeu o olhar terrível do juízo sobre uma cidade impenitente ou seja, a totalidade dos sodomitas endurecidos e. impenitentes.
b) Acompanhando o Senhor e ouvindo a conversação.
È bom andar com Deus e ouvir a sua voz e saber os segredos espirituais, Nm 12.6; I Sm 3.15.
 

QUARTA, 25 - LEITURA: SI 86.10-13.
III. ABRAÃO NOS SEGREDOS DO.SENHOR, Gn 18.17,18.

A vida cristã deve sempre estar nos segredos divinos.

O Senhor Jesus revelou muita coisa que era dita em mistério aos discípulos em particular, Mt 3.11. "A vós é dado saber os mistérios do reino dos Céus". Muitas vezes somos revelados sobre um acontecimento sobre alguém, mas ao invés de interceder ao Senhor, pedindo livramento, esperamos que aconteça o desastre, para depois dizer: "Me foi revelado". Isso não é de Deus. Quando o Senhor nos revela algo é para interceder e pedirmos até resolver o problema. Jesus ensinou a Pedro esse segredo, Lc 22.31,32.

Paulo ao ser revelado dos acontecimentos sobre Timóteo, orou até alcançar vitória, I Tm 1.1; II Tm 1.3.
Certa feita me foi revelado um mal que estava para vir sobre uma pessoa. Eu e minha esposa intercedemos com lágrimas e a pessoa foi salva.
Somos Atalaias para não só dar o aviso, mas também interceder pela pessoa a fim de ser salva do perigo iminente. Três verdades poderosas dentro da revelação divina:

1-) Abraão seria uma Grande Nação - Israel. Dentro dessa verdade gira toda a profecia bíblica e até a luta dos nossos dias com respeito ao povo de Deus.
2~) Todas as nações seriam abençoadas - BENDITAS. Isto é o cumprimento das profecias em Cristo, Gl 3.14-16. Devemos entrar nesse poderoso ministério de intercessão, I Tm 4.1-3.
39) Ordenação dos filhos nos caminhos do Senhor, v.19. Vemos aqui que a vida patriarcal deveria continuar na linha da família de Abraão, Rm 9.5; 7.9.

LEITURA: Gn 19.12,13.
IV. O CLAMOR TERRÍVEL DE SODOMA, vv.20,21.

Os crimes cometidos, as vítimas indefesas clamaram por socorro, mas ninguém as socorreu. As autoridades de Sodoma perderam a força moral e nenhuma palavra de conselho de um homem justo tinha valor entre os ímpios sodomitas, Gn 19.7; II Pe 2.7. Notamos às vezes, dos prejudicados pelas perdas de salários e de propriedades, o clamor dos órfãos e viúvas, que parecem
não ter efeito, mas a Palavra do Senhor afirma que tais clamores sobem diante do Senhor como gemidos e lágrimas, Tg 5.4.
Todo esse "clamor subiu ao céu", chegou a hora do juízo de Deus.

O Senhor desceu para ver e saber sobre esse clamor e os atos praticados. Naturalmente, aqui Deus está falando ern linguagem antropomórfica, isto é, Deus falando como fio mem, com linguagem^ humana para ser entendido pelo homem T Porque Deus é onisciente, sabe de tudo e não necessita de
Informação
7 Mt 6.8~Jo 16.30. "" ~ ~ — — Sodoma tornou-se um terrível adagio do seu próprio nome como memória pecaminosa. Notemos, é uma operação do Anti- Cri-sto em seus atos pecaminosos perder amor das mulheres e os homens inflamaram entre si, Dn 11.37; Rm 1.27.

SEXTA, 27 - LEITURA: Is 28.21,22.
V. O JUÍZO SOBRE SODOMA É A OBRA ESTRANHA DE DEUS,


Gn 18.22. Aqui vemos que o próprio Senhor desceu para executar o juízo. Entretanto, pela bondade do Senhor houve oportunidade para os pecadores, como o último aviso de misericórdia, Gn 19.12-14.
Os futuros genros, suas famílias, conhecidos e servos de Ló, cremos que a notícia passou de boca em boca: "O Senhor vai destruir a cidade". Naturalmente era o momento de arrependimento, tal como sucedeu aos ninivitas. Mas os sodomitas não deram importância à mensagem. Diz-nos o texto de Gn 19.14 - DINOTOS traduz este texto assim:
"E foi uma anedota aos olhos de seus genros"- Deus dã o aviso, se o ímpio se converte é salvo, Ez 18.21.

O juízo é obra que Deus não deseja realizar e para isso manda  usa de misericórdia, Gn 19.6,7,9. A oportunidade de salvação foi dada através de Ló e a mensagem da última hora, entretanto, rejeitaram. Compare o mesmo com Israel, II Cr 36.16.
 

SÁBADO, 28 - LEITURA: Jd vv.7.8.
VI. UM JUÍZO DESTRUIDOR, Gn 18.22; 19.24.

Os anjos foram executar os juízos sobre Sodoma e as cidades circunvizinhas, Jd 7. Mas Abraão não se conformou, pois na cidade morava seu sobrinho Ló e por certo um grande número de servos de Ló. Se Abraão fosse um homem carnal e zombador, teria dito: "Bem feito", "Quer ir para o inferno? Que vá", como muitos
procedem em nossos dias.

Mas Abraão era um homem de Deus, fiel e espiritual. Chegou diante do Senhor e dialogou com o Senhor: “Vão os justos (seus parentes) ser destruídos também”?... Isso não é possível. O Senhor lhe respondeu com firmeza que se estivessem um grupo de 50 justos a cidade iria se poupar.
Que alívio para Abraão. Mas veio-lhe uma dúvida. E se não tiver os 50? Então Abraão numa contagem regressiva como se usa no lançamento de um satélite, parou no número 10, achou suficiente para preservar a cidade, o Amor de Deus a dez justos,

v.32. Pois a vida do justo é como o sal da terra, Mt 5.13.
Como é importante a vida dum justo aos olhos do Senhor, até na hora da morte, SI 116.15. Após o final do pedido diante do Senhor, Abraão voltou ao seu lugar, mas permaneceu em oração diante de Deus. Gn 19.29. Podemos notar apesar de não haver os dez justos para salvação da cidade, que Ló foi salvo da destruição. Como é importante o ministério da intercessão. I Tm 2.1-4.

QUESTIONÁRIO

1.É importante a intercessão?
2. Quem intercedeu pela cidade?
3. Por que a cidade foi destruída?
4. Deus ama fazer juízo destruidor?
5. O que é o sal da terra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!