sexta-feira, 23 de março de 2018

Deus pediu Isaque em sacrifício

















Deus pediu Isaque em sacrifício


VERDADE PRÁTICA TEXTO ÁUREO 

É pela fé que somos provados "Porventura o nosso pai Abraão na vida espiritual. 'não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho isaque?" Tg 2.21.

LEITURA EM CLASSE Gn 22.1-4,6-8; Hb 11.17 Gri 22.1 - E aconteceu depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão,, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, isaque, a quem amas, e vai-te à t e r r a de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te.direi.
3 - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.


4 - Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

6 - E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-lo sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos

7 - Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! Eisme aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8 - E disse Abraão: Deus provera para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Hb 11.17 - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO

A lição sobre Gn 22, o sacrifício de Abraão, leva-nos aos píncaros
da montanha da fé, Hb 11.JL
Notamos como um homem pode chegar ao extremo quando é
conduzido pela fé, razão pela qual, todos os problemas são resolvidos.
Abraão creu fielmente que o Senhor podia ressurgir Isaque mesmo depois de sacrificado e morto, Hb 11.19.

O Texto Áureo está falando sobre a obra da Fé no sacrifício de um pai levar o único filho, sua única esperança como herdeiro, ao altar. Tudo isso revela o amor Divino, Jo 2.16.

SEGUNDA, 1 - LEITURA: Tg 1.12-15.
I. A PROVAÇÃO DA FE, Gn 22.1,2.

A palavra "tentação" significa provar ou testar uma obra ou uma pessoa. "Aconteceu depois destas coisas..." isto é, o nascimento de Isaque e o estabelecimento das promessas de Deus. Agora a confiança de Abraão estava em Isaque e parecia sorrir a cada instante em Isaque. Isaque significa "SORRISO", Gn 4.6. Abraão sorria ao deitar, ao levantar e nas refeições, olhando Isaque. Então foi Abraão testado para saber se ele amava, Dt 6.4,5. Temos que amar o Senhor sobre todas-as coisas para sermos discípulos, Mc 10.29; Lc 14.26.


TERÇA, 2 - LEITURA: Hb 11.17,18.
II. A RESOLUÇÃO SECRETA DA FÉ, v.3.

Outra coisa importante na vida do Patriarca, foi uma resolução tomada so cretamente pela fé, Hb 11.17. Naturalmente ele aprendera algo de revelar sua esposa e lhe custara mui caro, especialmente ouvir os conselhos fora do p!ano do Senhor. Isso trouxe graves conseqüências com o nascimento de Ismael (Gn 21.11,12), que até hoje faz sofrer Israel. Paulo também ao ser chamado, não consultou a "carne e o sangue", isto é, não pediu conselhos humanes, mas seguiu a rota Divina, Gl 1.16. f u ^ Caso Abraão tivesse consultado ou revelado o pedido do Senhor, teria sido impedido de chegar ao lugar da prova e de ganhar os "lauréis da vitória". 

Hã segredos na vida do Cristão, que é necessário serem resolvidos a sós com o Senhor. Isso sucedeu com Jacór ganhou a vitória a sós com Deus, Gn 32.4. Também com Anar I Sm 1.11; 2.11. O Cristão ao ter uma comunicação divina, nãodeve "apregoar" aos quatro cantos, mas orar e aguardar as providências dos céus. A Bíblia diz que Maria guardava os segredos no coração, Lc 2.51. "O lugar onde Deus lhe dissera" - Aqui está a plena obediência.



























QUARTA, 3 - LEITURA: Hb 11.13-16.
III. O LUGAR VISTO DE LONGE, v.4.

Foi realmente nessa passagem que Abraão revelou uma fé poderosa. Parece que até ao pé do monte Abraão estava de cabeça baixa, pois eram três dias de caminhada até ali, era um tempo de prova. Cremos que todos iam calados numa sombria expectativa dos acontecimentos. Foi então que Abraão "levantou os olhos" e viu o lugar de longe..." Há hoje muitas explorações sobre o lugar onde Abraão levou Isaque sobre a pedra para o sacrifício. Há muitas coisas pré-fabricadas para explorar a crendice dos "peregrinos na terra santa", mas até hoje não existe um local certo desse acontecimento.

QUINTA, 4 - LEITURA: Gn 22.5.
IV. A CERTEZA INABALÁVEL DA FÉ, Gn 22.5.

Abraão agora revela aos escravos o motivo da ida ao locah, mas não revelou o sgredo, de Deus. Disse simplesmente: "ficai- -vos aqui com os jumentos e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos voltaremos a vós". Aqui está a fé inabalável de Abraão pela qual glorificou a Deus, Rm 4.2p; Hb 11.17. Aqui está o fundamento seguro que nos mantém" nas promessas de Deus, Hb 11.1.

E pela fé que se oferece melhor, Hb 11.4.
É pela fé que esperamos ser trasladados, Hb 11.5.
É pela fé que sabemos que Deus é galardoador, Hb 11.6.
É pela fé que saímos nas peregrinações do trabalho evangélico,
Hb 11.8. É pela fé que esperamos triunfar em todas as partes da vida cristã.

SEXTA, 5 - LEITURA: Mt 27.32-38.
V. A ÍNGREME SUBIDA DA FÉ, Gn 22.6.

Entre os gemidos secretos de Abraão, se ouve o glorificar a
Deus, passo a passo, Rm 4.20. Isaque estranhou a atitude de seu pai; levando o cutelo e o fogo, mas onde estava o cordeiro?... Perguntou a seu pai, onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão sem vacilar um só instante lhe respondeu com toda a certeza: Meu filho. Deus para si, cordeiroproverá. Ou seja "Jeová J<ré" - Deus provedor de tudo. Isaque é um tipo de Cr isto, subindo ao Cal vário, levando o lenho do sacrifício.































SÁBADO, 6 - LEITURA: Gn 22.10-17.
VI. O GALARDÃO DA FÉ, Gn 22.8,19.

Após chegarem ao local indicado por Deus, Abraão - diz o texto, v.9 - "Edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, amarrou Isaque - seu filho e o deitou sobra o altar em cima da lenha..." Esse é um dos quadros descritivos da. Fé. No último lance, levantou o cutelo para imolá-lo. Notemos a comunhão e sofrimento no desempenho da função: Abraão e Isaque sofreram juntos... Oh! Quanta dor não sentiu o Eterno, quando nos deu Cristo, meigo e Terno. Um substituto foi dado em lugar de Isaque, um carneiro preso
pelos chifres. Então aí viu Abraão o dia do Senhor na Cruz como
substituto dos pecadores. Jo 8.56. "Jeová-Jiré" não pode falhar
nunca. Um hebraísta revelou sobre esta passagem o seguinte:


QUESTIONÁRIO

1. Por que o Senhor pediu à Abraão a Isaque?
2. Que significa Isaque? ^^Ol^^J^HP ^
3. Quantos dias levou para chegar no lugar do sacrifício? ^
4. O que estava exigindo Deus do sacrifício de Abraão?
5. Quais os fundamentos que nos mantêm firmes?
6. Como chamou Abraão o lugar do altar da vitória?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!