sexta-feira, 23 de março de 2018

A Vontade e o poder Criador de Deus

























A VONTADE E O PODER CRIADOR DE DEUS.

Ao estudarmos atenciosamente o livro de Gênesis, notamos
que a Divindade concluiu a obra da criação com o ser humano,
após o que descansou. 



Dinotos traduz assim este texto: "E completou- se o Espaço e a Terra etodaa população deles". A expressão população deles significa todas as coisas efetivamente criadas no Universo. E concluiu a Santidade no dia sétimo o seu trabalho que fizera, e feriou no dia sétimo, de todo o seu trabalho que fizera". Então entendemos que Deus terminou a obra da criação com o homem e daí em diante acionou a máquina do Universo, tudo fazendo produzir dentro do Plano da Sua Vontade. Por tal razão os sábios costumam afirmar que é a Natureza quem faz e cria todas as coisas. Entretanto, o Criador Pessoal
de tudo é Deus, At 17.26; SI 104.30. Graças a Deus porque  continua. Deus continua à fabricar sangue, gordura, ossos, ferro, água, oxigênio, hidrogênio e tudo o mais.




























TERÇA, 6 - LEITURA: Zc 12.1-3.
II. A CRIAÇÃO DO SER HUMANO ESPIRITUAL, Gn 1.26,27.


Em uma época completamente desconhecida, um passado deveras remoto, a Divindade propôs a criação de um novo ser, preparado para desfrutar de comunhão com Deus e pronto para servir
como ministro seu aqui na terra, Gn 2.15. Dinotos, na tradução do Pentateuco, descreve primeiramente o homem espiritual: "E criou a Santidade (Deus) o homem em sua alma. Em alma a Santidade criou-o, masculino e feminino criou-os". Notamos que esta criação tem um sentido perfeito, duplo e espiritual O homem e a mulher deveriam viver unidos de um modo singular, a fim de crescerem e se multiplicarem sobre a terra em uma geração santa, Ml 2.15.

Uma pergunta que freqüentemente é feita indaga o seguinte: Se Deus sabia que o homem iria pecar e sofrer as penas eternas, por que mesmo assim o criou? Existem duas grandes verdades bíblicas em conexão com este tema, a saber: 1. Em Sua maravilhosa Presciêncra; Deus dantemão providenciou o plano da Redenção pela morte do Cordeiro, antes mesmo da fundação do mundo, I Pe 1.19,20. 



2. Deus não lançou o homem em um destino implacável e cruel,
nem deixou-o em ignorância. O homem recebeu o conhecimento
suficiente da parte de Deus quanto ao seu futuro e sobre seu dever
de obedecer, Gn 2.7.























QUARTA, 7 - LEITURA: Jo 1.3-5.
III. IMAGEM E SEMELHANÇA.

A palavra imagem no originai hebraico é TSELÉM, a expressão da realidade. O homem é uma expressão real, como Deus o é, Gn 3.22. Po.ssui uma natureza triuna, pois é constituído de corpo,
alma e espírito, sendo assim um ser racional e espiritual em um corpo físico, diferente dos animais e dos anjos, I Ts 5.23. A natureza espiritual do homem se identifica por seu contato com Deus,
I Co 2.11. Por seu espirito, o homem entra em contato com as coisas espirituais e por sua alma, que éo homem interior o homem entra no mundo físico e se deleita tanto nas coisas materiais como nas
coisas de Deus, Rm 7.22. Assim, devemos nos purificar de todas as coisas, I Co 7.1. 


O homem foi criado um ser perfeito, puro e maravilhoso, Ec 7.29; SI 139.14. Nenhum outro ser foi criado igual ao homem, da própria imagem da realidade divina. Daí se originou a rebelião de Lúcifer, em saber que o homem viria ocupar um lugar de destaque na Terra, por ordem divina, Is 14.. 14,17; Ez 28.13-18. Certo cientista de renome afirmou: "Somente nos olhos do homem
brilha a luz do conhecimento de Deus". Então, Satanás não deseja que essa luz resplandeça no ser humano, II Co 4.4.

QUINTA, 8 - LEITURA: Gn 9.1-7.
IV. A BÊNÇÃO DA DIVINDADE, Gn 1.28.

Ao criar o homem, Deus teve o cuidado de não abandona-lo, pelo contrário, estendeu-lhe a bênção que seria sua para sempre, não fosse a influência nefasta do pecado em sua vida. Mesmo assim, os propósitos de Deus não mudam e em Cristo podemos receber todas as bênçãos, Ef 1.3.


Deus ordenou expressamente ao homem que dominasse sobre os mares, os ares e a terra. Deus pôs assim os limites do governo humano. A ciência e a tecnologia hoje em dia nos provam que
em verdade o homem tem podido dominar sobre os mares, tirando deles fabulosas riquezas para sua sobrevivência e abrindo caminhos em todas as di reções do mundo. Os oceanos são atravessados
em sua superfície e em suas partes mais profundas. 

Deus estabeleceu que deveria ser assim. Ultimamente temos visto os esforços e as conquistas do homem no campo da ciência, voltado para o mundo siderai. Tudo isto estava previsto nas leis da criação, SI 139. Os homens, porém, não têm dado graças a Deus por tão grandes conquistas. As riquezas da terra também estão sob o domínio do homem, Is 61.11; 55.10. Adão deveria ter crescido gradativamente nesse conhecimento divino, a fim de realizar a obra plena que Deus para ele havia proposto, v.16. Entretanto, isso falhou na vida de Adão.
O plano de Deus, todavia, não falhou. Somos ricamente abençoados

em Cristo e o homem continua a ser alvo das atenções de Deus, que
por Cristo lhe oferece o próprio Céu, morada do Eterno, Jo 14.2.

SEXTA, 9 - LEITURA: SI 139.13-15.
V. A FORMAÇÃO MATERIAL DO HOMEM, Gn 2.7.

A palavra homem vem do grego anthropus e significa "o que olha para ^cima". 

O homem, como ser espiritual, está sempre com sua mente voltada para o ser que o criou, embora não saiba defini-lo com precisão e assim vive entrando em caminhos tortuosos, de mistificações religiosas. A expressão DO PÓ DA TERRA, afirma um notável hebraísta, tem várias significações no hebraico: barro, poeira, pólem, placenta ou fluido. Deus plasmou as forças orgânicas extraídas da terra, e isso foi feito às ocultas, no seio da terra, quando então os elementos orgânicos foram justapostos e adicionados devidamente pelas mãos do Criador, SI 139.15. Em verdade no corpo do homem se encontra ferro, ouro, manganês, cálcio, ácidos etc. Como resultado dessa fusão de elementos da terra, Deus deu forma física ao homem, esse ser que ocupa um lugar de importância no Universo de Deus.

SÁBADO, 10 - LEITURA: Lc 1.46-55.
VI. O HOMEM TORNOU-SE SER VIVENTE, v.7.


Eis aqui o pomo da discórdia entre muitos estudantes da Bíblia.
Uns entendem que o homem é igual a todos os animais. Realmente a Bíblia apresenta o homem como verme, um insignificante bichinho.

O próprio Jesus veio ao mundo em corpo de fraqueza, Hb 10.35; SI 22.6.
A alma vivente, ou um ser vivente é desde uma unicelular ameba até uma gigantesca baleia. Todos os que p-rocuram se alimentar para sua sobrevivência. Neste sentido, portanto, o homem é um ser vivente, todavia, com o sopro divino ele adquiriu uma alma espiritual, o sentido da razão, espiritualidade e personalidade. 


O primeiro Adão foi feito alma (ser) vivente; oúltimo Adão, espírito vivificante, I Co 15.45, em sua vitoriosa obra de redenção, Rm 1.3. O homem é uma alma vivente que busca sua sobrevivência por seus instintos próprios, mas nele mora um ser espiritual identificado como alma. Os grandes tradutores da Bíblia afirmam e reafirmam: O homem é uma obra da criação do próprio Deus e não um produto da evolução. Gn 1.27. Jesus Cristo confirmou essa verdade, Mt 19.4; Mc 10.6. Nenhum animal, por afeiçoado que seja revela evidência de religiosidade. Esse tipo de consciência é privativo do homem. Existe um grande abismo entre os homens e os animais. Graças a Deus.

QUESTIONÁRIO

1. Por que o homem foi criado e não evoluído?
2. Deus em Sua presciência sabe todas as coisas?
3. O homem tinha conhecimento do pecado?
4. Quem levou o homem ao erro?
5. Deus providenciou um meio de reabilitação do homem?

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