sexta-feira, 23 de março de 2018

Uma escolha sem fé e seus resultados
























Uma escolha sem fé e seus resultados

Ao homem Deus deu livre ar- "Amando ao Senhor teu Deus, bítrio para escolher seu futuro. dando ouvidos à sua voz, e te achegando a ele; pois ele é a tua vida, e a longura dos teus dias; para que fiques na terra
que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar/1 Dt 30.20.

LEITURA EM CLASSE

Gn 13.10-13 Gn 13.10 - E levantou Lõ os seus olhos, e viu toda a campina do
Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.

11 - Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

12 - Habitou Abrão na t e r r a de Canaã, e Ló habitou nas cidades
da campinar e armou as suas tendas até Sodoma.

13 - Ora eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.


SEGUNDA/16 - LEITURA: I Pe 4.15-18.
L INTRODUÇÃO:

Nesta lição estudaremos os resultados da escolha na vida espiritual de cada pessoa. Deus dã o livre arbítrio ao homem para escolher e o fim
depende daí. Na chamada de Abraão, havia vários p-ontos definidos por Deus a obedecer:



















12) Sair da Terra

29) Sair do meio da parentela

3") Da casa do Pai Abraão saiu da terra e da casa do pai, mas ficou no meio dos parentes, seu sobrinho Ló, com toda a sua gente, Compare
Gn 12.1; 13.8. Isso se tornou em espinhos até hoje da parte dos "sobrinhos", os parentes de Israel. A Bíblia diz que Ló era justo (ll'Pe 2.7), embora o justo apenas se salva, I Pe 4.18.
Abraão conviveu junto de Ló seu sobrinho aié que teve uma decisão, levando-o a uma prova. (Gn 13.10). A da escolha.

 Cada criatura tem de escolher para si mesmo o seu futuro, e. Deus dã esse direito de livre escolha. Em nosso lar, nossos filhos chegarão ao tempo da sua própria escolha pela Fé. Ninguém poderá andar às cegas, acompanhando o pai, tio ou alguém da família para aqui e para lá. Tem de tomar uma decisão de Fé e seguir em obediência à Palavra deDeus.
Paulo não foi desobediente, mas seguiu pela Fé. At 26.19. Cada um tem de seguir pela fé na estrada da vida, sem a qual ninguém pode agradar a Deus, Hb 11.6.

TERÇA, 17 - LEITURA: Rm 12.9-16

II. A LIBERDADE DE ABRAÃO NA ESCOLHA, Gn 13.8-10.

O velho Patriarca tinha o direito de escolha e selecionar o melhor, mas não o fez, deu esse direito a Ló para escolher o melhor. Entretanto, ele deixou isso nas mãos do,Eterno, com respeito onde iria. "Se fores para esquerda eu irei para a direita,
e vice-versa", ..Abraão deu todo esse direito ao sobrinho, qup ao levantar os olhos, viu a melhor terra, toda a planície do Jordão - Sodoma e Gomorra, antes da destruição.

O Cristão deve escolher a melhor leitura para sua vida espí- ritual, melhor companhia para suas viagens e os melhores negócios para o seu bem estar e glória para Deus, SI 119.1; 148.1.

QUARTA, 18 - LEITURA: I Jo 2.15-17.
III. UMA ESCOLHA CARNAL, Gn 13.11.
 

A escolha é a coisa mais importante na vida do cristão, que pode decidir o seu futuro. E se essa escolha não for pela fé e fora do plano de Deus, o destino será incerto e desastroso. Certa feita, um crente propôs negociar no Paraná e escolheu o que era ilícito. Apesar dos conselhos do Pastor, ele desobedeceu e escolheu companheiros infiéis e seguiu a viagem. Resultado: 3 viuvas e vários órfãos. Tudo porque não ouviu um bom conselho e escolheu o pior para sua própria vida. A escolha carnal traz sempre dissabores, perplexidades e angústias, tais como:

a) Escolha de mulheres formosas fora da vontade de Deus, Gn 6.2.
b) Escolha do "maná" fora do plano de Deus, Êx 16.17-20.
c) Escolha do caminho da valentia e de incredulidade de Caim, Jd 11
d)Escolha de companheiros rebeldes e murmuradores, Nm 16.1,2
e) Escolha de companheiros inaptos para o trabalho e conselheiros,
I Rs 12.8. São algumas das escolhas feitas para um fim terrível. Ló foi infeliz na escolha, embora aparentemente boa, pois Sodoma estava marcada para juízo por causa dos grandes pecados cometidos. Eles Ouvira a mensagem, mas rejeitaram. Melquisedeque, homem justo e um bom Rei, acima de tudo. Sacerdote do Deus Altíssimo, por certo deu-lhes conselhos como morador de Jerusalém, mas não deram ouvidos. Compare Gn 14.18. Cremos que houve mensagens de Deus para eles, mas não aceitaram como diz Paulo em Rm 1.24,26,28.



















QUINTA, 19 - LEITURA: Ap 18.1-5.
IV. LÓ ESCOLHEU A CIDADE DAS PLANÍCIES, 

Gn 13.12. Lendo com atenção o texto bíblico, notamos que Ló "foi armando sua tenda até chegar à cidade de Sodoma..." Eis aqui um grande perigo. Eis um conselho dum velho obreiro: "Não ameis o mundo e nem o que no mundo há", I Jo 2.15. As comunidades da cidade, os passatempos, as festividades, as praças e os clubes, são atrações tentadores.

Ló com sua família estavam em perigos também. A princípio moravam em tendas,.depois passou a morar numa boa casa dentro da cidade. Era um dos que assentava como juiz à porta. Gn 19.1-3. Aqui está o perigo para muitos junto das autoridades, ocupando lugar como "chefes" no seio da sociedade, Mt 20.25,26. Estar na porta duma cidade era exercer juízo e conselho como um dos anciãos da cidade. Compare Gn 19.9.
Sodoma apesar de ser um ótimo lugar e uma boa cidade com todas as comunidades, os seus moradores eram grandes pecadores,

Gn 13.13.
SEXTA, 20 - LEITURA: II Pe 3.8-11.
V. LÓ ESCOLHEU UM LUGAR CONDENADO, Gn 13.13
.

A sorte das cidades das campinas já estava lançada, seus crimes pecaminosos haviam chegado diante de Deus que por misericórdia estava tolerando. Pedro relata que o justo Ló era atribulado no meio deles, II Pe 2.8. Segundo nos parece houve pregadores que falaram da justiça de Deus e aconselharam o povo a não cometer tais pecados, cujo clamor subiu até os céus, Gn 18.20,21; 19.14. O Apóstolo Paulo aos Romanos 1.24-28 declarou parte do estado em que Sodoma estava envolvida. O crente deve ter cuidado quando escolhe um lugar como moradia, pedindo sempre a bênção e a direção do Senhor.

SÁBADO, 21 - LEITURA: II Pe 3.9-12.
VI. A ESCOLHA PELA FÉ E SEUS RESULTADOS, Gn 13.14.
 

Agora, após a escolha de Ló, Abraão entrou no plano de Deus. Deixou os parentes, Gn 12.1. Abraão não escolheu um local, mas o próprio Deus. Essa é a terceira vez que o Senhor lhe aparece e revela o seu futuro: Levanta os olhos. Deus deu sem limite as bênçãos, para o Norte e para o Sul, para o Oriente e para o Ocidente. Porém, note bem, a sorte de Ló, ao escolher pelos olhos da carne, o que lhe sucedera, Gn 14.12. Isso é apenas o princípio como aviso de Deus. Mais tarde veio um terrível juízo sobre as cidades dos pecadores.

QUESTIONÁRIO

1.Quem deve escolher seu próprio futuro?
2. Quais os resultados da escolha carnal?
3. As cidades da Planície eram de boa moral?
4. Somos rodeados por quem em nossa vida espiritual?
5. Quais os resultados de uma escolha pela fé?
6. Por que Abraão foi recompensado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!