quinta-feira, 22 de março de 2018

A Crise em Jerusalém, O Chamado de Neemias



















A CRISE EM JERUSALÉM

1. Antecedentes Históricos. A desobediência ao Senhor, causou:
1.1. O reino do Norte foi destruído pela Assíria e levado cativo à Mesopotâmia em 722 a.C.
1.2. Em 586 a.C. o reino do Sul também foi levado cativo por Nabucodonosor para a Babilônia onde permaneceram por setenta anos (Jr 25.11).

2. Deus dá o escape. Deus usa o rei Ciro, que permite um grupo de judeus retornar a Jerusalém, a fim de reconstruir os muros da cidade e reerguer o Santo Templo (Dn 8.3; Ed 1.1).

3. A volta com Zorobabel. Sob a proteção de Ciro, uma primeira leva de 42.360 judeus, sob a liderança de Zorobabel, retorna a Jerusalém para reconstruir a cidade e a Casa de Deus (2ª Cr 36.22-23; Jr 29.10).

II. O CHAMADO DE NEEMIAS

1. Quem era Neemias.
1.1. O nome significa: “Deus consola”. “Consolação de Já” (um dos nomes de DEUS), ou “Aquele a quem Jeová conforta”. Tomá-lo-emos, portanto, como um tipo do ESPÍRITO SANTO, o Consolador ou Confortador, que se identifica com as nossas necessidades, e se dispõe a dirigir-nos na obra de restauração dos muros da nossa personalidade.
1.2. Filho de Hacalias e irmão de Hanani (Ne 1.1-2; 7.2). Nasceu em Susã, Pérsia, por volta de 480 a.C.
1.3. Copeiro do Rei Artaxerxes I na corte persa (Ne 1.11; 2.1). Serviu na corte do rei Artaxerxes I (465 a 424 a.C.), filho de Assuero ou Xerxes I, marido da rainha Ester.
1.4. É informado de que Jerusalém inda estava em ruínas (Ne 1. 2-3).
1.5. Hanani fez a viagem de 1.600 quilômetros de Jerusalém a Susã para visitar seu irmão, Neemias. Hanani disse que o povo de Jerusalém encontrava-se numa situação precária e insegura, sujeito às agressões dos povos que controlavam as regiões adjacentes à cidade (Ne 1.2; 2.3).
1.6. Suplica ao Senhor pelo seu povo (Ne 1. 4-11).
1.7. É agraciado por Deus e o rei lhe permite reconstruir os muros de Jerusalém (Ne 2.2-9).
1.8. Muros fendidos e doutrina, portas queimadas e liberalismo.

III. NEEMIAS E A REALIDADE DO CATIVEIRO

1. O cativeiro foi uma realidade que aconteceu nos dias de Jeremias. “No quinto mês, no décimo dia do mês, que era o décimo nono ano do rei Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio a Jerusalém Nebuzaradão, capitão da guarda, que assistia na presença do rei de Babilônia. E queimou a casa do Senhor, e a casa do rei; como também a todas as casas de Jerusalém, todas as casas importantes, ele as incendiou. E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derribou todos os muros que rodeavam Jerusalém” (Jr 52.12-14).

2. O cativeiro foi um juiz divino contra o pecado.
2.1. Deus já havia avisado ao povo acerca do cativeiro. 2º Cr 36.15,16,21: “E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. 16 Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. 21 Para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.”


2.2. Quando não damos ouvidos à Palavra do Senhor, sofremos os danos pela nossa rebeldia. “Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher” (2º Sm 12.9-10).

3. Neemias estava vivendo esta realidade em seus dias, preso na fortaleza de Susâ (Ne 1.1).

4. As notícias que chegavam a Neemias não eram boas (Ne 1.3).

5. As notícias inquietavam o coração de Neemias (Ne 1.4).
Diante da realidade deste mundo, os gemidos dos crentes expressam a sua profunda tristeza ante essas circunstâncias. “Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.22-23).

6. O cativeiro estava chegando ao fim.
6.1. Através do profeta Daniel entendemos que, nos dia de Neemias, o cativeiro estava chegando ao fim. “No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Dn 9.1-2).

6.2. A profecia de Jeremias havia se cumprido. “Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniquidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua” (Jr 25.12).
6.3. Para Neemias havia chegado o tempo de clamar ao Senhor. “Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão” (Ne 1.10).

7. Neemias se preocupa com Jerusalém.
7.1. Neemias era copeiro no palácio do rei, mas se preocupou com sua pátria. “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei” (Ne 1.11).

8. Neemias se preocupa com a sorte de Jerusalém. “E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo” (Ne 1.3).
Naqueles dias nada mais interessava a Neemias, a não a aflição de seu povo. “Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam” (Sl 122.6).



NEEMIAS, UM HOMEM QUE ESTÁ A SERVIÇO DE DEUS

Neemias 1.1-11: “As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,

2 Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

5 E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos
pecado.

7 De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. 11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei”.

INTRODUÇÃO:

Neemias era um copeiro do rei “Artaxerxes” que governava a Pérsia. Ele é identificado como filho de Hacalias, um descendente da tribo de Judá e da família real de Davi acompanhou Zorobabel no primeiro destacamento de retorno dos exilados (Ez 2.2; Ne 7.7).
“No mês quisleu”, corresponde ao mês de Novembro e a maior parte de dezembro. “Fortaleza de Susã” a capital da Susiana antigos, a leste do rio Tigre, uma província da Pérsia. Desde o tempo de Ciro foi a residência de inverno preferido dos reis persas.

I. INFORMAÇÕES ACERCA DE JERUSALÉM

1. Neemias, um líder sintonizado com os céus (vs. 2-3).
Neemias, enquanto caminhava em torno das paredes do palácio, ouviu algumas pessoas conversando na língua hebraica. Tendo verificado que havia retornado recentemente da Judéia, foi informado por um de seus irmão chamado Hanani e alguns que vieram de Judá que lhe informaram a situação de Jerusalém e da condição de inacabada e desolada bem como o estado de defesa dos exilados retornaram. As comissões previamente entregue a Zorobabel e Esdras extensão apenas para a reparação do templo e residências particulares, as paredes e portas de a cidade tinha sido autorizado a permanecer uma massa de ruínas em pedaços, como haviam sido.

























II. A ANGÚSTIA DE NEEMIAS

1. Alguns anos depois da expedição de Esdras a Jerusalém, em 444 a.C. Neemias recebe algumas notícias preocupantes a respeito da cidade. Ele sente o chamado de Deus para deixar o conforto do palácio e viajar para Israel com o propósito de reconstruir os muros que estavam fendidos e as portas queimadas a fogo (Ne 1.3).

2. Quando Neemias soube das más notícias sobre Jerusalém seu coração se quebrantou.
“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (1.4).
No texto da lamentação de Neemias no versículo 4, encontramos cinco verbos que dizem como o coração deste homem foi movido por causa dos sofrimentos do povo de Deus, ele se sentou, lamentou, chorou, jejuou e orou.


2.1. Ele sentou. Neemias ao saber a situação caótica de Jerusalém ficou contristado e a primeira coisa que fez foi sentar. Mas porque Neemias sentou?
Esta palavra “sentar” tem a ideia de uma habitação permanente, ou seja, suas reações aconteciam em um ambiente de oração. A oração era fundamental, não suplementar. Sua obra era banhada em oração.

2.2. Ele lamentou e chorou. São palavras frequentemente usadas para os períodos de luto na Bíblia. Neemias lamentou e chorou por algum tempo. Inconscientemente, Neemias estava imitando o luto dos judeus cativos n a Babilônia, anos antes “Junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião” (Sl 137.1).
As tristes notícias de Jerusalém levaram Neemias a chorar diante de Deus. Jesus também chorou por Jerusalém. “E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados” (Lc 19.41-42).

2.3. Ele jejuou. O jejum era exigido somente dos judeus, uma vez por ano, no dia anual de expiação “Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos” (Lv 16.29). Neemias passou vários dias em jejum, chorando e orando. Jejum bíblico não significa simplesmente “deixar de comer”. O jejum bíblico sempre acontece acompanhado com oração. Todos podem orar sem jejuar, mas ninguém pode jejuar sem orar. Jejum bíblico significa privar-se de alimento por uma razão espiritual: comunicação e relação com o Pai.
Neemias não se conteve em chorar e lamentar, também começou a jejuar por Jerusalém.
O nosso choro deve ter uma finalidade especifica, por isso Jesus diz: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4). 2.4. Ele orou.

A. A importância da oração. Neemias também conhecia o poder da oração. Neemias tornou-se um árbitro entre Deus e os moradores da Judéia. A oração era um hábito para ele. Porém, neste caso, pelo menos, Neemias orou pela simples razão de que somente Deus poderia realizar o que precisava ser realizado em Jerusalém.

A oração é o que nos sustenta quando os problemas se levantam contra nós.
O Deus do céu que vê em secreto, não tendo oportunidade de fazê-lo abertamente. A oração é o que nos sustenta quando os problemas se levantam contra nós.
Esta é a primeira das doze orações registradas no livro (2.4, 4.4, 9; 5.19; 6.9, 14; 9.5; 13.14, 22, 29,

31). O Livro de Neemias abre e fecha com uma oração.

Oração, súplica e lamento (Ne 1.4).Reconhecendo o Senhorio de Deus (Ne 1.5).
Confessando seus próprios pecados (Ne 1.6-7).
Perseverança na oração (Ne 1.1; 2.1).
Confiança plena em Deus (Ne 1.8-11).
Oração chave que abre as portas do céu (Dn 10.12).

C. Neemias reconhece a grandeza de Deus. “E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível”! (v. 5).

Neemias não pede nada antes de reconhecer a grandeza e o caráter do Deus. Em sua oração ele focaliza a grandeza de Deus, antes de pensar na grandeza do seu problema. Quanto maior Deus se torna para ele, menor se torna o seu problema. O verdadeiro intercessor aproxima-se de Deus sabendo que Ele é soberano, onipotente, capaz de resolver qualquer problema.
D. Neemias iniciou a sua oração adorando a Deus.
Adoração com primazia sobre o pedido (Ne 1.5).
Devemos exaltar a Deus ante de pedir.
Adorar pelo que Ele é.
E não pelo que pode fazer por você.


E. Neemias orou sem cessar.

V. 6: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado”.
A persistência na oração alcançara objetivos sobrenaturais.
“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á” (Lucas 11.9-10).
F. Neemias reconhece a desobediência do povo.
Vs. 6-7: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. 7 De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo”.

3. Neemias confessou seus pecados e os pecados do povo.

Neemias sabia que o pecado dos israelitas havia causado o juízo de Deus, que resultou na destruição
de Jerusalém. O que é mais impressionante sobre a sua confissão é que ele inclui-se no reconhecimento desses pecados: “os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado” (v. 6).
O pecado foi à causa do cativeiro. Deus entregou o povo nas mãos do rei da Babilônia. O pecado foi à causa da miséria dos que voltaram do cativeiro. O pecado produz fracasso, derrota, vergonha e opróbrio. Aqui está um segredo da verdadeira liderança. Os verdadeiros líderes são aqueles que reconhecem suas falhas. Quando os líderes esquecem a gravidade de seus pecados, eles tropeçam e perdem a capacidade de liderança.

4. Lembrou Deus de suas promessas.

Vs. 8: “Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos”.

5. Sua fé apoia-se somente na Palavra.

V. 9: “E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome”.


6. Orou com total submissão.

V. 11: Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei”.

CONCLUSÃO.

Um líder é uma pessoa do povo. Um líder vê as necessidades dos outros e sofre com eles. Neemias viu a necessidade e chorou. Mas ainda mais importante do que suas lágrimas foi o fato de que Neemias orou. Mais importante do que sua amizade com as pessoas foi a sua amizade com Deus, pois é somente Deus que é capaz de mudar o coração do rei e prover nossas muitas necessidades.
Abraão se importou e clamou a Deus pela vida de Ló (Gn 18-19). Moisés se importou e libertou os israelitas do Egito. Davi levou a nação e o reino de volta ao Senhor. Ester se importou e arriscou sua vida para salvar a sua nação de genocídio. Paulo levou o Evangelho por todo o Império Romano. Deus ainda está procurando por pessoas que se importam, pessoas como Neemias, quem se importam o suficiente para lamentar, chorar, jejuar e clamar a Deus por ajuda, e, em seguida, oferecer-se para o trabalho.
É tempo dos verdadeiros intercessores se levantarem. Onde estão os intercessores de Deus? Onde estão os Neemias de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!